Segundo historiadores, os dados já existiam nos primórdios da civilização e foram os primeiros componentes a serem usados em jogos. Possuem formas de cubo geralmente, mas podem ser encontrados na forma de um tetraedro, octoedro ou outras formas. Inicialmente era utilizado em práticas religiosas ou esotéricas; hoje, o pequeno objeto é associado a diversas práticas desafiantes e já encanta as crianças com as suas possibilidades, em geral, envolvendo números. Podemos ver crianças jogando dados para esperar a sua vez de andar com peças em uma corrida de tabuleiro, por exemplo, ou um jogo de roleta. Também é possível termos letras em vez de números, e até mesmo mais de um dado, para formar palavras, estabelecendo a noção de sílaba. Para crianças menores, de 2 a 5 anos, é possível ter dados com figuras conhecidas e com texturas variadas, para estimular os sentidos e a oralidade. E foi exatamente essa a brincadeira que fiz com Heitor: a partir de um dado confeccionado com papelão e pedaços de EVA, Heitor deveria observar o dado, colocar a mão nas peças e reconhecer as figuras: avião, carro, barco... Claro que ver o movimento do dado girando no alto virou uma diversão. E o objetivo foi alcançado. Para Vygotisky, é dessa forma que o aprendizado acontece. O lúdico cria condições favoráveis para o aprendizado acontecer.
Interessante perceber a concentração de uma criança diante de um desafio que nos parece tão simples! Mas passar os palitos de picolé pelo pequeno espaço cortado na tampa da lata de leite é um esforço que envolve a motricidade fina, atenção, coordenação visomotora, além de proporcionar a alegria por conseguir enfrentar o desafio. Para realizar a atividade, separei uma lata de leite, higienizei, dei um leve corte na tampa e pronto. Heitor já estava pronto para sua tarefa na varanda. Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares
Parabéns 👏👏👏😘
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