Pular para o conteúdo principal

Vamos molhar as plantas?



É só Heitor ver um borrifador que logo corre para a varanda para regar as plantas. 
Os cuidados com o meio ambiente já devem acontecer nessa faixa etária. Podemos envolver as crianças com o aprendizado de cores ao nosso redor, plantas grandes e plantas pequenas, a necessidade por regá-las diariamente (se for o caso), plantar mudas e sementes, até mesmo os nomes das árvores e plantas. Pensadores da Educação e especialistas são unânimes em afirmar a importância da aproximação das crianças com a natureza, pois motiva o desenvolvimento dos sentidos e do senso de responsabilidade com todos os seres vivos. 
Na nossa varanda, conseguimos dar essa oportunidade para Heitor, apesar de ser um espaço bem limitado. Pelas grades, conseguimos despertar a sua atenção de outras formas: observando os passarinhos, as folhas das árvores, as folhas que caem no chão da rua etc. 
Conte a sua experiência também com seus filhos. 

por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade sensorial - Escrevendo na farinha

As atividades sensoriais ligadas à escrita têm como objetivo desenvolver a grafomotricidade, implicando no trabalho viso-motor, a mobilidade, a destreza e a força da mão, dedos e pulso, que favorecerão o processo da escrita.  Para atividades similares, podemos ter uma caixa com areia, farinha, amido de milho ou grãos variados.  Neste registro feito pela prof Marcia Bruce, foram utilizados um prato e um pouco de farinha de trigo. Nossa criança, com idade de 5 anos, mostrou-se muito empenhado em reproduzir as letras que ele já conhecia.  Para crianças menores, pode ser uma ótima atividade para reproduzir formas (coração, círculo etc) Para saber mais: https://www.criandocomapego.com/caixa-de-areia-montessori-aprender-a-escrever/

Palitos na lata

Interessante perceber a concentração de uma criança diante de um desafio que nos parece tão simples! Mas passar os palitos de picolé pelo pequeno espaço cortado na tampa da lata de leite é um esforço que envolve a motricidade fina, atenção, coordenação visomotora, além de proporcionar a alegria por conseguir enfrentar o desafio. Para realizar a atividade, separei uma lata de leite, higienizei, dei um leve corte na tampa e pronto. Heitor já estava pronto para sua tarefa na varanda. Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares

Atividade de sopro - A dança da bolinha

          Uma das atividades que devem estar presentes na programação das crianças é de sopro. Encontramos atividades com esse objetivo na brincadeira de soprar as bolhas de sabão, ou corrida de balões de encher, utilizando um canudo para movimentar os balões por meio do sopro, ou na pintura com canudos (soprando os canudos para criar pinturas livres).            Achei interessante esse brinquedinho de sopro feito com a parte superior de uma garrafa pet, um canudo inserido na tampinha e uma bolinha (utilizei uma bolinha feita de papel alumínio). Com isso, estamos estimulando a respiração da criança de forma divertida.            Soprar auxilia muito no desenvolvimento da fala, pois trabalha a musculatura da região bucal (mandíbula, bochecha, língua, lábios). Dessa forma, podemos observar melhores resultados quanto à pronúncia dos fonemas.             Para saber mais sobre a...