Pular para o conteúdo principal

Atividade de sopro - A dança da bolinha



          Uma das atividades que devem estar presentes na programação das crianças é de sopro. Encontramos atividades com esse objetivo na brincadeira de soprar as bolhas de sabão, ou corrida de balões de encher, utilizando um canudo para movimentar os balões por meio do sopro, ou na pintura com canudos (soprando os canudos para criar pinturas livres). 
          Achei interessante esse brinquedinho de sopro feito com a parte superior de uma garrafa pet, um canudo inserido na tampinha e uma bolinha (utilizei uma bolinha feita de papel alumínio). Com isso, estamos estimulando a respiração da criança de forma divertida. 
          Soprar auxilia muito no desenvolvimento da fala, pois trabalha a musculatura da região bucal (mandíbula, bochecha, língua, lábios). Dessa forma, podemos observar melhores resultados quanto à pronúncia dos fonemas.
            Para saber mais sobre atividades com essa finalidade:



Comentários

  1. Excelente sugestão
    Sempre mostrando a razão da brincadeira de forma didática
    Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palitos na lata

Interessante perceber a concentração de uma criança diante de um desafio que nos parece tão simples! Mas passar os palitos de picolé pelo pequeno espaço cortado na tampa da lata de leite é um esforço que envolve a motricidade fina, atenção, coordenação visomotora, além de proporcionar a alegria por conseguir enfrentar o desafio. Para realizar a atividade, separei uma lata de leite, higienizei, dei um leve corte na tampa e pronto. Heitor já estava pronto para sua tarefa na varanda. Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares

Brincando com a música "A roda do ônibus roda roda..."

As músicas infantis estão presentes desde que as crianças acordam até a hora de dormir. Representam, em geral, toda a movimentação do dia - refeições, banho, brincadeiras etc. Por que não aproveitá-las para criar atividades nteressantes? Utilizando sucatas, o céu é o limite! Então, escolhi a música "A roda do ônibus roda roda" para brincar com a imaginação do Heitor. Utilizei papelão, tinta colorida, tampinha de garrafa e, ainda, abri a porta e algumas janelas para trabalhar os conceitos de aberto e fechado.  A roda se movimenta porque coloquei um círculo de papelão em cada roda e usei um barbante para unir as rodas. A tampinha foi colada com cola quente. Vamos cantar e brincar?  

Atividade sensorial - Escrevendo na farinha

As atividades sensoriais ligadas à escrita têm como objetivo desenvolver a grafomotricidade, implicando no trabalho viso-motor, a mobilidade, a destreza e a força da mão, dedos e pulso, que favorecerão o processo da escrita.  Para atividades similares, podemos ter uma caixa com areia, farinha, amido de milho ou grãos variados.  Neste registro feito pela prof Marcia Bruce, foram utilizados um prato e um pouco de farinha de trigo. Nossa criança, com idade de 5 anos, mostrou-se muito empenhado em reproduzir as letras que ele já conhecia.  Para crianças menores, pode ser uma ótima atividade para reproduzir formas (coração, círculo etc) Para saber mais: https://www.criandocomapego.com/caixa-de-areia-montessori-aprender-a-escrever/