Pular para o conteúdo principal

Cabe ou não cabe?



Aproveitando que o brinquedo preferido do Heitor é a bola, então surgiu uma ótima oportunidade para apresentar os conceitos de grande e pequeno. Fomos para a varanda observar que bola entraria na cesta de basquete. Foi uma chance de vivenciarmos na prática que bola entraria ou não no local, de acordo com os tamanhos.
É a partir desta faixa etária que a criança começar a formular hipóteses, a testar as experiências, a desenvolver estratégias que serão fundamentais para a etapa após os 6, 7 anos de idade, quando estarão no Ensino Fundamental. 
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, há 6 direitos essenciais para promover o desenvolvimento das crianças, e o BRINCAR é um deles. O adulto precisa planejar atividades de acordo com as vivências das crianças, e proporcionar elementos que auxiliarão nas descobertas. Outras experiências acontecerão, sem dúvida, e o objetivo será, enfim conquistado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palitos na lata

Interessante perceber a concentração de uma criança diante de um desafio que nos parece tão simples! Mas passar os palitos de picolé pelo pequeno espaço cortado na tampa da lata de leite é um esforço que envolve a motricidade fina, atenção, coordenação visomotora, além de proporcionar a alegria por conseguir enfrentar o desafio. Para realizar a atividade, separei uma lata de leite, higienizei, dei um leve corte na tampa e pronto. Heitor já estava pronto para sua tarefa na varanda. Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares

Brincando com a música "A roda do ônibus roda roda..."

As músicas infantis estão presentes desde que as crianças acordam até a hora de dormir. Representam, em geral, toda a movimentação do dia - refeições, banho, brincadeiras etc. Por que não aproveitá-las para criar atividades nteressantes? Utilizando sucatas, o céu é o limite! Então, escolhi a música "A roda do ônibus roda roda" para brincar com a imaginação do Heitor. Utilizei papelão, tinta colorida, tampinha de garrafa e, ainda, abri a porta e algumas janelas para trabalhar os conceitos de aberto e fechado.  A roda se movimenta porque coloquei um círculo de papelão em cada roda e usei um barbante para unir as rodas. A tampinha foi colada com cola quente. Vamos cantar e brincar?  

Atividade sensorial - Escrevendo na farinha

As atividades sensoriais ligadas à escrita têm como objetivo desenvolver a grafomotricidade, implicando no trabalho viso-motor, a mobilidade, a destreza e a força da mão, dedos e pulso, que favorecerão o processo da escrita.  Para atividades similares, podemos ter uma caixa com areia, farinha, amido de milho ou grãos variados.  Neste registro feito pela prof Marcia Bruce, foram utilizados um prato e um pouco de farinha de trigo. Nossa criança, com idade de 5 anos, mostrou-se muito empenhado em reproduzir as letras que ele já conhecia.  Para crianças menores, pode ser uma ótima atividade para reproduzir formas (coração, círculo etc) Para saber mais: https://www.criandocomapego.com/caixa-de-areia-montessori-aprender-a-escrever/