Pular para o conteúdo principal

Roupa suja? Posso ajudar?

 

Ver a máquina de lavar roupas em movimento sempre foi uma diversão para Heitor, mas o que eu não esperava era que ele aceitasse colocar as roupas dentro da máquina. O mais provável era tirar as roupas. Eu conversei com ele que tínhamos muita roupa para lavar e ele permaneceu na área de serviço. Aproveitei, então, para ver a sua reação ao me ver colocando as roupas dentro. Qual não foi a minha surpresa ao ver que ele estava curioso e querendo participar deste momento?

A autonomia da criança surge em uma necessidade de participação familiar, o que de fato é algo extremamente necessário para o seu desenvolvimento. Guardar os próprios brinquedos, comer sozinho, colocar a roupa suja em um cesto, são algumas possibilidades de ações que a criança a partir dos 2 anos consegue realizar, sempre com a supervisão de um adulto. É importante percebermos a iniciativa da criança e investir nesse crescimento, afinal já é um caminho para a compreensão do que podem ou não realizar. Com a autonomia sendo estimulada, estamos estimulando também seu desenvolvimento emocional, o entendimento sobre suas habilidades e a apresentação dos sinais da sua maturidade. 

Vale a pena ler um pouco mais:

https://cliapsicologia.com.br/


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palitos na lata

Interessante perceber a concentração de uma criança diante de um desafio que nos parece tão simples! Mas passar os palitos de picolé pelo pequeno espaço cortado na tampa da lata de leite é um esforço que envolve a motricidade fina, atenção, coordenação visomotora, além de proporcionar a alegria por conseguir enfrentar o desafio. Para realizar a atividade, separei uma lata de leite, higienizei, dei um leve corte na tampa e pronto. Heitor já estava pronto para sua tarefa na varanda. Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares

Brincando com a música "A roda do ônibus roda roda..."

As músicas infantis estão presentes desde que as crianças acordam até a hora de dormir. Representam, em geral, toda a movimentação do dia - refeições, banho, brincadeiras etc. Por que não aproveitá-las para criar atividades nteressantes? Utilizando sucatas, o céu é o limite! Então, escolhi a música "A roda do ônibus roda roda" para brincar com a imaginação do Heitor. Utilizei papelão, tinta colorida, tampinha de garrafa e, ainda, abri a porta e algumas janelas para trabalhar os conceitos de aberto e fechado.  A roda se movimenta porque coloquei um círculo de papelão em cada roda e usei um barbante para unir as rodas. A tampinha foi colada com cola quente. Vamos cantar e brincar?  

Atividade sensorial - Escrevendo na farinha

As atividades sensoriais ligadas à escrita têm como objetivo desenvolver a grafomotricidade, implicando no trabalho viso-motor, a mobilidade, a destreza e a força da mão, dedos e pulso, que favorecerão o processo da escrita.  Para atividades similares, podemos ter uma caixa com areia, farinha, amido de milho ou grãos variados.  Neste registro feito pela prof Marcia Bruce, foram utilizados um prato e um pouco de farinha de trigo. Nossa criança, com idade de 5 anos, mostrou-se muito empenhado em reproduzir as letras que ele já conhecia.  Para crianças menores, pode ser uma ótima atividade para reproduzir formas (coração, círculo etc) Para saber mais: https://www.criandocomapego.com/caixa-de-areia-montessori-aprender-a-escrever/