Pular para o conteúdo principal

A caixa da dona Aranha



Quando vi uma caixa pequena em cima da mesa, não tive dúvidas: seria o espaço perfeito para a caixa de teias que estava planejando fazer há tempos para Heitor. Encapei com EVA preto, dei furos nas laterais e passei o barbante para formar as teias. Nessa parte, ele tentou ajudar e ficou ansioso para ver o que tinha que fazer: pegar os brinquedos no fundo da caixa com movimentos bem lentos, para não tocar na teia. 
Interessante observar que ele precisava pensar em como os carrinhos, ou os bonequinhos de Lego iam passar nos espaços da teia.
Dessa forma, conseguimos ver a reação dele e compreender que ele mesmo consegue elaborar estratégias para buscar seus brinquedos. Segundo Piaget, este é um raciocínio que deve ser estimulado diariamente, diferente de práticas tradicionais, em que as respostas são facilmente dadas às crianças, sem os estímulos corretos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palitos na lata

Interessante perceber a concentração de uma criança diante de um desafio que nos parece tão simples! Mas passar os palitos de picolé pelo pequeno espaço cortado na tampa da lata de leite é um esforço que envolve a motricidade fina, atenção, coordenação visomotora, além de proporcionar a alegria por conseguir enfrentar o desafio. Para realizar a atividade, separei uma lata de leite, higienizei, dei um leve corte na tampa e pronto. Heitor já estava pronto para sua tarefa na varanda. Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares

Brincando com a música "A roda do ônibus roda roda..."

As músicas infantis estão presentes desde que as crianças acordam até a hora de dormir. Representam, em geral, toda a movimentação do dia - refeições, banho, brincadeiras etc. Por que não aproveitá-las para criar atividades nteressantes? Utilizando sucatas, o céu é o limite! Então, escolhi a música "A roda do ônibus roda roda" para brincar com a imaginação do Heitor. Utilizei papelão, tinta colorida, tampinha de garrafa e, ainda, abri a porta e algumas janelas para trabalhar os conceitos de aberto e fechado.  A roda se movimenta porque coloquei um círculo de papelão em cada roda e usei um barbante para unir as rodas. A tampinha foi colada com cola quente. Vamos cantar e brincar?  

Atividade sensorial - Escrevendo na farinha

As atividades sensoriais ligadas à escrita têm como objetivo desenvolver a grafomotricidade, implicando no trabalho viso-motor, a mobilidade, a destreza e a força da mão, dedos e pulso, que favorecerão o processo da escrita.  Para atividades similares, podemos ter uma caixa com areia, farinha, amido de milho ou grãos variados.  Neste registro feito pela prof Marcia Bruce, foram utilizados um prato e um pouco de farinha de trigo. Nossa criança, com idade de 5 anos, mostrou-se muito empenhado em reproduzir as letras que ele já conhecia.  Para crianças menores, pode ser uma ótima atividade para reproduzir formas (coração, círculo etc) Para saber mais: https://www.criandocomapego.com/caixa-de-areia-montessori-aprender-a-escrever/