Pular para o conteúdo principal

Fazendo pizza com o papai!!!



Já sabemos que lugar de criança também é na cozinha, então não nos surpreendemos com a curiosidade que Heitor tem quando anunciamos alguma receita que será preparada. Nesse caso, foi a vez do pai supervisioná-lo, pois a receita é a sua especialidade: pizza. Durante o preparo, Heitor acompanhou a separação dos ingredientes, a utilização da balança para pesar a farinha de trigo, além de se preocupar com a massa ao colocá-la na batedeira. 
Podemos proporcionar outros ganhos para as crianças com atividades similares: o estímulo às habilidades motoras,  entendimento sobre a organização, a consciência sobre desperdício, entre outros. O registro da receita também pode ser um ótimo exercício de leitura e escrita. A autonomia ao executar a receita também pode ser uma tarefa a ser proposta, sempre com a aupervisão de um adulto. 
O contato com todos os elementos que compõem uma cozinha, e demais cômodos da casa, deve acontecer desde cedo, conforme afirma Maria Montessori, em seus estudos sobre o desenvolvimento infantil. As crianças precisam ganhar consciência e participar, aos poucos, da rotina dos seus familiares e da sua casa.


Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palitos na lata

Interessante perceber a concentração de uma criança diante de um desafio que nos parece tão simples! Mas passar os palitos de picolé pelo pequeno espaço cortado na tampa da lata de leite é um esforço que envolve a motricidade fina, atenção, coordenação visomotora, além de proporcionar a alegria por conseguir enfrentar o desafio. Para realizar a atividade, separei uma lata de leite, higienizei, dei um leve corte na tampa e pronto. Heitor já estava pronto para sua tarefa na varanda. Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares

Brincando com a música "A roda do ônibus roda roda..."

As músicas infantis estão presentes desde que as crianças acordam até a hora de dormir. Representam, em geral, toda a movimentação do dia - refeições, banho, brincadeiras etc. Por que não aproveitá-las para criar atividades nteressantes? Utilizando sucatas, o céu é o limite! Então, escolhi a música "A roda do ônibus roda roda" para brincar com a imaginação do Heitor. Utilizei papelão, tinta colorida, tampinha de garrafa e, ainda, abri a porta e algumas janelas para trabalhar os conceitos de aberto e fechado.  A roda se movimenta porque coloquei um círculo de papelão em cada roda e usei um barbante para unir as rodas. A tampinha foi colada com cola quente. Vamos cantar e brincar?  

Atividade sensorial - Escrevendo na farinha

As atividades sensoriais ligadas à escrita têm como objetivo desenvolver a grafomotricidade, implicando no trabalho viso-motor, a mobilidade, a destreza e a força da mão, dedos e pulso, que favorecerão o processo da escrita.  Para atividades similares, podemos ter uma caixa com areia, farinha, amido de milho ou grãos variados.  Neste registro feito pela prof Marcia Bruce, foram utilizados um prato e um pouco de farinha de trigo. Nossa criança, com idade de 5 anos, mostrou-se muito empenhado em reproduzir as letras que ele já conhecia.  Para crianças menores, pode ser uma ótima atividade para reproduzir formas (coração, círculo etc) Para saber mais: https://www.criandocomapego.com/caixa-de-areia-montessori-aprender-a-escrever/