Já sabemos que lugar de criança também é na cozinha, então não nos surpreendemos com a curiosidade que Heitor tem quando anunciamos alguma receita que será preparada. Nesse caso, foi a vez do pai supervisioná-lo, pois a receita é a sua especialidade: pizza. Durante o preparo, Heitor acompanhou a separação dos ingredientes, a utilização da balança para pesar a farinha de trigo, além de se preocupar com a massa ao colocá-la na batedeira.
Podemos proporcionar outros ganhos para as crianças com atividades similares: o estímulo às habilidades motoras, entendimento sobre a organização, a consciência sobre desperdício, entre outros. O registro da receita também pode ser um ótimo exercício de leitura e escrita. A autonomia ao executar a receita também pode ser uma tarefa a ser proposta, sempre com a aupervisão de um adulto.
O contato com todos os elementos que compõem uma cozinha, e demais cômodos da casa, deve acontecer desde cedo, conforme afirma Maria Montessori, em seus estudos sobre o desenvolvimento infantil. As crianças precisam ganhar consciência e participar, aos poucos, da rotina dos seus familiares e da sua casa.
Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares
Comentários
Postar um comentário