Nos formatos de mãozinhas e pezinhos, construí para Heitor quadrinhos sensoriais, com elementos necessários para a sua percepção de macio, áspero, duro, além das diferenças entre as cores e formas. Escolhi materiais como pedaços de lixa, EVA, acrilon, espuma, papel alumínio, feltro, grãos, tipos de macarrão para compor as formas dos pés e mãos. Após a escolha dos materiais, fiz a colagem com cola quente sobre as placas de papelão (pintadas com tinta guache).
Os estímulos sensoriais devem acontecer desde os primeiros anos de vida. Dessa forma, podemos garantir o desenvolvimento global da criança: cognitivo, linguístico, emocional e social. No processo de reconhecimento sensorial, o cérebro recebe muitas estimulações, e com isso, novas conexões nervosas são construídas, abrindo caminhos para favorecer as habilidades da criança.
As experiências e vivências sensoriais são “alimento” para o cérebro, que tem a função de “organizar as sensações do próprio corpo e do mundo, de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente” (AYRES, 1972)
http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/2009/03/importancia-das-brincadeiras-sensoriais.html
Comentários
Postar um comentário