Pular para o conteúdo principal

Sem massinha, não pode!



Na fase do Heitor, sensório-motor, a massinha de modelar torna-se um elemento necessário para termos em casa, uma vez que possibilitará movimentos com a musculatura das mãos, a criatividade, a atenção, enfim, tudo o que o motivará na fase seguinte: pré-operatório (segundo Piaget). E quando percebi que não tinha massinha em plena quarentena... o que fiz??? Corri pra receita de massinha caseira. Vou postar aqui porque deu certo!!!
1 copo americano de sal / 4 copos de farinha de trigo / 1 e 1/2 copo de água / 3 colheres de sopa de óleo / 1 pacote de suco em pó (na cor da sua preferência)

Como percebi que a massa ficou bem volumosa, então dividi em 3 partes e usei 3 cores de suco em pó. Guardei em saco plástico e a brincadeira estava garantida!!!!

Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares


 

Comentários

  1. Parabéns! Tenho certeza que estas dissertações ricas, detalhadas e em porções generosas, são auxílio bem presente de como lidar com os pequenos neste momento tão singular. Você está nos preparando de forma atemporal, inclusive, para socorrer outras pessoas num futuro provável na vida de cada criatura.

    ResponderExcluir
  2. Obgd. Vou procurar manter temas importantes para o desenvolvimento infantil. Fique à vontade para propor temas também.

    ResponderExcluir
  3. A Laurinha amou a atividade com massinhas. Super recomendo! Adoramos a dica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palitos na lata

Interessante perceber a concentração de uma criança diante de um desafio que nos parece tão simples! Mas passar os palitos de picolé pelo pequeno espaço cortado na tampa da lata de leite é um esforço que envolve a motricidade fina, atenção, coordenação visomotora, além de proporcionar a alegria por conseguir enfrentar o desafio. Para realizar a atividade, separei uma lata de leite, higienizei, dei um leve corte na tampa e pronto. Heitor já estava pronto para sua tarefa na varanda. Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares

Brincando com a música "A roda do ônibus roda roda..."

As músicas infantis estão presentes desde que as crianças acordam até a hora de dormir. Representam, em geral, toda a movimentação do dia - refeições, banho, brincadeiras etc. Por que não aproveitá-las para criar atividades nteressantes? Utilizando sucatas, o céu é o limite! Então, escolhi a música "A roda do ônibus roda roda" para brincar com a imaginação do Heitor. Utilizei papelão, tinta colorida, tampinha de garrafa e, ainda, abri a porta e algumas janelas para trabalhar os conceitos de aberto e fechado.  A roda se movimenta porque coloquei um círculo de papelão em cada roda e usei um barbante para unir as rodas. A tampinha foi colada com cola quente. Vamos cantar e brincar?  

Atividade sensorial - Escrevendo na farinha

As atividades sensoriais ligadas à escrita têm como objetivo desenvolver a grafomotricidade, implicando no trabalho viso-motor, a mobilidade, a destreza e a força da mão, dedos e pulso, que favorecerão o processo da escrita.  Para atividades similares, podemos ter uma caixa com areia, farinha, amido de milho ou grãos variados.  Neste registro feito pela prof Marcia Bruce, foram utilizados um prato e um pouco de farinha de trigo. Nossa criança, com idade de 5 anos, mostrou-se muito empenhado em reproduzir as letras que ele já conhecia.  Para crianças menores, pode ser uma ótima atividade para reproduzir formas (coração, círculo etc) Para saber mais: https://www.criandocomapego.com/caixa-de-areia-montessori-aprender-a-escrever/