Pular para o conteúdo principal

Quantos livros, mamãe!


Quanta atenção ao folhear o livro! A apresentação de livros infantis deve ser feita de forma prazerosa, afinal é nessa faixa etária que aguçamos o desejo da leitura. Um dos fatores que proporciona um boa formação do indivíduo é o acesso espontâneo a livros, o que deve ser estimulado desde os primeiros anos de vida. A leitura confirgura-se um excelente estimulador para a oralidade, ampliando o vocabulário e os campos de conhecimento. A partir da escuta de uma história, a mente projeta o enredo automaticamente no campo da imaginação, que desenvolve o processo criativo. Cada vez que acontece uma contação de histórias, a criança tende a fazer associações às suas próprias vivências, o que pode ser muito positivo, uma vez que trabalhará seus próprios sentimentos. 
Na foto, Heitor está escolhendo a história que iremos ler. No livro "Leo e a Baleia", de Benji Davis, podemos passear pelos sentimentos de alegria, saudade, satisfação, susto, surpresa... 
Vamos contar histórias para nossas crianças?



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palitos na lata

Interessante perceber a concentração de uma criança diante de um desafio que nos parece tão simples! Mas passar os palitos de picolé pelo pequeno espaço cortado na tampa da lata de leite é um esforço que envolve a motricidade fina, atenção, coordenação visomotora, além de proporcionar a alegria por conseguir enfrentar o desafio. Para realizar a atividade, separei uma lata de leite, higienizei, dei um leve corte na tampa e pronto. Heitor já estava pronto para sua tarefa na varanda. Por: Vanessa Ribeiro da Cruz Tavares

Brincando com a música "A roda do ônibus roda roda..."

As músicas infantis estão presentes desde que as crianças acordam até a hora de dormir. Representam, em geral, toda a movimentação do dia - refeições, banho, brincadeiras etc. Por que não aproveitá-las para criar atividades nteressantes? Utilizando sucatas, o céu é o limite! Então, escolhi a música "A roda do ônibus roda roda" para brincar com a imaginação do Heitor. Utilizei papelão, tinta colorida, tampinha de garrafa e, ainda, abri a porta e algumas janelas para trabalhar os conceitos de aberto e fechado.  A roda se movimenta porque coloquei um círculo de papelão em cada roda e usei um barbante para unir as rodas. A tampinha foi colada com cola quente. Vamos cantar e brincar?  

Atividade sensorial - Escrevendo na farinha

As atividades sensoriais ligadas à escrita têm como objetivo desenvolver a grafomotricidade, implicando no trabalho viso-motor, a mobilidade, a destreza e a força da mão, dedos e pulso, que favorecerão o processo da escrita.  Para atividades similares, podemos ter uma caixa com areia, farinha, amido de milho ou grãos variados.  Neste registro feito pela prof Marcia Bruce, foram utilizados um prato e um pouco de farinha de trigo. Nossa criança, com idade de 5 anos, mostrou-se muito empenhado em reproduzir as letras que ele já conhecia.  Para crianças menores, pode ser uma ótima atividade para reproduzir formas (coração, círculo etc) Para saber mais: https://www.criandocomapego.com/caixa-de-areia-montessori-aprender-a-escrever/